O choro de cólica do seu bebê
top of page

O choro de cólica do seu bebê


Muitas pessoas relatam crises de choro que seus bebês recém-nascidos apresentam no fim do dia. Aquele choro quase que religioso, que começa em torno de 18h todo santo dia...

A hora da “Ave Maria” (Ave Maria, que choro é esse!) mais se parece com a “Hora da Bruxa”, com horas e horas seguidas de um choro inconsolável que muitas vezes deixam os pais - e qualquer pessoa que esteja por perto – justificadamente enlouquecidos!

A maioria dos pais e avós acredita que este choro é de cólica. Eu digo que choro de cólica não tem hora pra começar... ele é sempre uma surpresa, para desespero maior dos pais!

Na verdade, este choro típico tem a ver com o cansaço acumulado do bebê ao longo do dia - principalmente quando ele não dormiu boas sonecas - e associado ao início da secreção da melatonina* na passagem do dia para noite, culmina em um grande vulcão em erupção. Já falamos anteriormente aqui sobre o terrível Efeito Vulcânico!

Bebês recém-nascidos de até 3 meses precisam de muitas sonecas por dia - geralmente a cada uma hora no máximo acordado e de preferência com duração de até 2 horas - para que possam se restaurar do processamento mental que seus cérebros estão passando nessa fase de ampla absorção do mundo. Investir nas sonecas evita - ou ao menos, ameniza - a Hora da Bruxa na sua casa!

Porém, estando instalado este quadro, uma das únicas maneiras de acalmar seu bebê é contendo a movimentação dele em seus braços, ou enrolando-o corretamente em um casulo firme. Entrar em um quarto totalmente escuro e manter a pele do bebê encostada na sua também costuma funcionar. Mas a coisa mais importante que ele necessita agora é ter o mundo externo bloqueado e é isso que ele tenta fazer, através de seu choro.

* A melatonina é um hormônio regulador do relógio biológico e é secretado apenas com a queda da luminosidade natural do dia, principalmente se não houver exposição do nosso organismo às luzes de LED dos aparelhos de interface (celular, tablet, computador e televisão). Ela induz sonolência e traz manutenção de sono.



bottom of page