Grandes mitos sobre o sono do bebê - parte 2

Atualizado: 26 de mar. de 2020


MITO 5: Para dormir a noite toda, bebês devem ficar acordados o dia todo.

Este é um daqueles mitos que, na verdade, se vira contra os pais que assim acreditam. O excesso de cortisol – hormônio do estado de vigília – é típico em situações estressantes e em longos períodos que passamos acordados. Ou seja, quanto mais vigília, mais vigília! Este círculo vicioso de cansaço crônico está presente em 100% dos lares atendidos por mim e quanto menos o bebê dorme, menos ele dorme. Não dormir durante o dia pode fazer seu bebê acordar de hora em hora de madrugada, e pior: ter um ataque de choro na hora de dormir, pois a resistência ao sono também aumenta consideravelmente com o cansaço excessivo.


MITO 6: Dormir tarde significa acordar mais tarde.

Mesma argumentação do excesso de cortisol! Bebês possuem um ritmo característico associado ao claro e ao escuro, e muitos gostam de dormir com o sol. Atrasar o horário do sono noturno pode fazer o cortisol subir demais e fazer o bebê acordar ainda mais cedo pela manhã. Veja este post: https://www.facebook.com/…/a.392482787869…/418567685260985/…


MITO 7: Dar mamadeira na ultima mamada faz o bebê dormir a noite toda

O milagre da mamadeira das 23h está falaciosamente ligado ao fato de bebês dormirem a noite toda. Na verdade, o suprimento de calorias ao longo do dia deve ser adequado e mais que suficiente para que o bebê possa dormir por longos períodos a noite, e suplementar somente a última mamada nada adianta para isto. Cuide das mamadas ao longo do dia, e use a amamentação acumulada a partir das 16h – amamentar em curtos intervalos de tempo para encher o tanque do bebê. A suplementação da amamentação só deve ser feita em caso de diagnóstico verdadeiro de pouco suprimento de leite materno. O que faz o bebê dormir bem é o suprimento de sua fome e nada tem a ver com a mamadeira ou com a fórmula. Isto é uma crença popular! Já vi inúmeros bebês amamentados dormirem noites inteiras e ao mesmo tempo, bebês que só tomam mamadeira, acordarem a noite toda.


MITO 8: Dar jantar para o bebê o faz dormir a noite toda

A ideia do grande mito da introdução alimentar: leite não sustenta o bebê e ele precisa de alimentos sólidos. Na verdade, no primeiro ano de vida, o que alimenta o bebê - de fato - é a gordura, presente somente no leite, seja materno seja artificial. Veja este post:https://www.facebook.com/coghidebora/videos/406709053113515/